LIVROS / GUIAS

Livro Bê-á-bá da acústica arquitetônica - ouvindo a Arquitetura


Destinado aos iniciantes em arquitetura, este livro visa esclarecer e exemplificar possibilidades de atuação do arquiteto no ambiente acústico, pela integração desse parâmetro com o projeto arquitetônico. Fazendo um paralelo entre as etapas de projeto e o estudo acústico dos ambientes, são definidos alguns conceitos básicos e as propriedades do som, indispensáveis à aplicação da acústica em projeto. Sobre o tema, aborda-se, aqui, desde a sua importância no contexto urbano, como ambiente externo, até o controle de ruídos e o tratamento dos ambientes internos às edificações.



Livro 500 Anos da Casa no Brasil


Habitar. Morar. Viver. O espaço geométrico cria vida com a integração entre o homem e a casa. Pode-se dizer que, na casa, a matéria se humaniza. O propósito deste livro é contar como, nesses quinhentos anos, o espaço da moradia tornou-se brasileiro, na junção das influências européias, sobretudo portuguesa e francesa, com características africanas e índias. Nesta ocupação do espaço, a conquista se deu pelas necessidades sociais e culturais, formando um viver especificamente brasileiro, que não copia mas, ao contrário, cria o novo e o belo. Dizem os poetas que as velhas casas vivem em nós, fazendo parte do sonho, do imaginário e são reconstruídas na memória. A Casa brasileira, do ponto de vista arquitetônico, nada seria sem aqueles que a ocupam ao longo do tempo com suas necessidade, seus desejos, suas alegrias e tristezas.



Livro Eficiência Energética na Arquitetura


Discute os principais conceitos relativos ao manejo e controle do consumo de energia nas edificações, tendo como critério central de projeto o conforto dos usuários. O livro é dirigido a todos que atuam na área de projeto, construção e operação do ambiente construído, com uma linguagem adequada tanto para estudantes universitários quanto para profissionais.



Livro Manual de Conforto Térmico


Esta obra é um instrumento de trabalho fundamental para estudantes e profissionais ligados à área de construções, arquitetura e urbanismo. O autor procurou revelar aspectos tecnológicos do conforto térmico a um nível compatível com a prática de projetar.



Apostila Ventilação Natural em Edificações


Guia que aborda conceitos e definições sobre a acústica aplicada na arquitetura e na construção civil. Assim, são analisadas a produção, a propagação e a recepção de sons, bem como as características de materiais de construção, seu desempenho e uma correta especificação para o conforto ambiental.



Livro Arte de Projetar em Arquitetura


O livro Arte de projetar em Arquitetura, ou o Neufert, assim conhecido no mundo inteiro, é uma das obras técnicas com a história mais brilhante do nosso tempo. Este livro, referência bibliográfica de reconhecido valor universal e indispensável para arquitetos, construtores, proprietários e estudantes de arquitetura, urbanismo e engenharia, reúne de forma sistemática os princípios, normas, regulamentos sobre projeto, construção, forma, necessidades e relações espaciais, dimensões de edifícios, ambientes, mobiliário, objetos.



Livro ARQUITETURA - Forma, Espaço e Ordem


Esta introdução clássica aos princípios da arquitetura é tudo o que se poderia esperar do célebre arquiteto, autor e ilustrador Francis D. K. Ching. Cada página foi meticulosamente revisada para incorporar exemplos contemporâneos dos princípios de forma, espaço e ordem - vocabulário fundamental de cada desenhista. O resultado é um volume belamente ilustrado que inclui formas atuais e considera modelos convencionais sob uma nova perspectiva. Ching examina o essencial da arquitetura, justapondo imagens que atravessam séculos e cruzam fronteiras culturais para criar um vocabulário elementar e definitivo do desenho. Entre os tópicos abrangidos encontram-se ponto, linha, volume, proporção, escala, circulação e a interdependência de forma e espaço. Este manual amplo sobre as maneiras como forma e espaço se inter-relacionam e se organizam na construção do nosso meio foi aprimorado no sentido de ampliar e esclarecer conceitos. O livro encontra-se para download em duas partes conforme abaixo.

        


Apostila Técnicas de Construção Civil e Construção de Edifícios


Estas anotações de aulas, compiladas em forma de apostila, tem o intuito de facilitar a consulta e o acompanhamento da disciplina de Técnicas das Construções Civis e Construções de Edifícios da Faculdade de Ciências Tecnológicas da P.U.C. Campinas e Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Não houve pretensão de escrevê-la para ser publicada como livro, mas sim reuniram coletânea, conhecimentos extraídos de livros, catálogos, informativos, pesquisas, palestras, seminários, etc... constantes da bibliografia final. Contém um bom número de exemplos e informações gerais úteis para que, ao projetar ou edificar, se esteja atento para não cometer os erros mais graves, que são encontrados em grande quantidade, principalmente nas habitações. Espera-se que, de alguma forma, se contribua para acrescentar algo de novo aos não iniciados e se mostre a importância do assunto, para que nos futuros projetos, seja dedicado algum tempo, com cuidados necessários às técnicas das edificações, contribuindo para tornar melhor e mais amena a vida, o que constitui o principal objetivo da ciência.



Livro O Urbanismo


Desde o final do século passado o urbanismo tenta responder aos problemas levantados pela introdução maciça da máquina nos agrupamentos urbanos, tentando reorganizá-los através de modelos estabelecidos aprioristicamente, que ora privilegiam o rendimento (o modelo racionalista), ora a tradição, ora a reintegração da cidade ao campo. Utópicas, essas matrizes levaram a sucessivos fracassos ? e no entanto continuam a ser amplamente utilizadas. Crítica vigorosa desse estado de coisas, Françoise Choay estabelece uma antologia de 37 autores (de Fourier a Wright, de Marx a Jane Jacobs, de Ruskin a Xenakis) para, através da revisão de suas idéias, fundamentar a proposta de um urbanismo menos teórico e mais humano, que se vale da semiologia e da ecologia ao visar o bem-estar do cidadão.



Livro Desenho a Cores para Arquitetos


Este é um clássico indispensável para profissionais e alunos que precisam desenvolver e comunicar ideias com desenhos claros, atraentes e eficientes. Fácil de manusear, com um projeto gráfico que privilegia o acesso rápido à informação, ensina o desenho de projeto em cores desde o esboço até a arte final.
Trata dos fundadores do fenômeno da cor e dos meios e das técnicas de ilustração de materiais necessárias à comunicação de ideias de projeto. Conta com cerca de 400 ilustrações e uma seção sobre princípios de desenho e cor para a criação de trabalhos sofisticados.



Livro Criando paisagens


A arquitetura de paisagens possibilita a criação planejada de ambientes construídos com elementos vivos, de modo a promover o bem-estar das pessoas que por ele transitam ou que nele se reúnem. Assim, de um jardim doméstico a um grande parque, a combinação de diversas espécies vegetais e sua distribuição pelo espaço criam contrastes entre agrupamentos e vazios que podem despertar sensações agradáveis, percebidas por cada um de nossos órgãos dos sentidos. Neste livro, o autor nos aponta diversos recursos que essa disciplina - misto de técnica e arte - nos oferece para projetar espaços vivos e, por isso mesmo, mutáveis, os quais nos convidam a com eles interagir de maneira sensível, e não apenas pragmática.



Apostila Mãos à obra


Mãos à obra. Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa. Todas as etapas da construção.

2 comentários: